terça-feira, 14 de julho de 2009

Friooooo!

Ah! O frioooo! Nestas noites frias meu pensamento voa e lembranças brotam de repente....o fogão no chão do galpão! Nós em volta do mesmo a ouvir os "causos" que meu irmão contava de modo geral de assombrações para assustar os incautos. Eu como sempre lá estava, ouvindo o que ele contava, mas não tinha medo, apenas ria dos olhos arregalados de meu irmão de criação!
Gostava dos "causos" de modo geral de lobisomem e outros...mas as estórias que cativavam meu coração eram aquelas contadas por minha mãe! Eram estórias de fada, princesas e que ela lentamente ia falando e nós íamos bebendo suas palavras...ah aquelas estórias... longe lá vai o tempo...e hoje, outros tempos, não tenho mais o fogo no chão do galpão...e meu coração palpita ao relembrar esses tempos idos!
Falando em friooooo, lembramos de receitas antigas de coisas gostosas e de chás que minha mãe muito conhecia, e que em sua sabedoria inata recomendava a todos que a procuravam!
Chá de gengibre! Hoje lembrei e aqui coloco um texto sobre o gengibre.
História
O gengibre é uma planta asiática, originária da Ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. É conhecido na Europa desde os tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.

Eis o nosso gengibre que além de aquecer, é bom para nossa saúde!